top of page

Ritmos e Raízes

Frederico Westphalen, município localizado no noroeste do Rio Grande do Sul, na região Médio Alto Uruguai, possui mais de 32 mil habitantes, de acordo com o IBGE. Apesar de ser uma cidade pequena do interior, tem muita diversidade cultural muito grande. Pessoas de outros estados e, até mesmo, de outros países encontram aqui um lugar bom para viver. Como resultado dessa multiculturalidade, é possível encontrar em Frederico diversos estilos musicais, como rock, sertanejo, pagode, samba e canto coral. Além disso, são diversas pessoas envolvidas nesse processo de fazer a música ser um meio de apreciação pela população e ser referência.

As expressões artísticas e culturais em Frederico Westphalen

​A chegada de universidades ao município também contribuiu para essa diversidade cultural, trazendo novas influências para a cidade. Contudo, apesar de um cenário animador, o município enfrenta desafios na promoção de eventos maiores que possam dar visibilidade a essas expressões artísticas. Artistas locais apontam a falta de apoio da prefeitura e da Secretaria de Educação e Cultura como um obstáculo significativo. Para Elisete Toledo, dirigente cultural do município, o apoio tem sido gradual, com iniciativas como o primeiro edital de chamamento público, que resultou em projetos importantes nas áreas de audiovisual, música e dança. "Nós fizemos o primeiro edital de chamamento público para a premiação dos projetos. Isso é algo inovador para os municípios", afirma Toledo, destacando a importância de iniciativas como a promoção do audiovisual em um município tradicionalmente carente nesse setor. Apesar dos avanços, a relação entre os artistas locais e os gestores públicos ainda é marcada por críticas, especialmente no que se refere à falta de diálogo sobre as necessidades do setor artístico. O produtor de eventos Luiz Waiz, conhecido como Fuga, destaca que os gestores muitas vezes não se comunicam com os criadores de conteúdo, o que dificulta a construção de projetos alinhados com as demandas da comunidade."A gente cria o sistema com o conselho da cultura, que é discutido em audiências públicas. Toda a distribuição é discutida com o conselho", explica a gestora, que reforça o papel importante exercido pela música e a arte na economia local, movimentando não apenas o entretenimento, mas também as finanças da cidade.

​A Reportagem

Com o intuito de entender como a música se estabelece como profissão em Frederico Westphalen, realizamos uma reportagem que mergulhou nas cenas musicais locais. Durante dois meses de apuração, conversamos com oito fontes ligadas a quatro diferentes gêneros musicais, observando as interações entre artistas e o cenário cultural da cidade. Em ensaios, camarins de shows e conversas informais em cafeterias da cidade, os músicos compartilharam suas histórias, desafios e o amor pela música que os impulsiona a seguir em frente, apesar das dificuldades. Nessa reportagem você vai conhecer uma cena musical apaixonada e resiliente, que, mesmo enfrentando obstáculos, continua prosperando e unindo a cidade em torno da música e da arte.

@ritmoseraizes

Siga o Instagram

bottom of page